Reuters

Da Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para a navegação Ir para a pesquisa
Reuters
Logotipo
Estado Reino Unido Reino Unido
Formulário da empresa Sociedade anônima
Bolsa de Valores Bolsa de Valores de Londres : RTR , NASDAQ : RTRSY
Fundação 1851
Fundado por Paul Julius Reuter
Quartel general Londres
Grupo Thomson Reuters
Pessoas chave Alessandra Galloni [1]
Setor Publicação
Produtos Agência de Imprensa
Vendas £ 2.566 milhões de libras esterlinas (2006)
Funcionários 16.000
Local na rede Internet www.reuters.com

Reuters é uma agência de notícias britânica . Faz parte do Reuters Group plc com sede em Londres .

História

O alemão Paul Julius Reuter ( 1816 - 1899 ) realizou um serviço de transmissão de notícias entre Aachen e Bruxelas em 1850 usando pombos-correio . De Aachen, a notícia foi então comunicada a Berlim por telégrafo . Em junho de 1851 mudou-se para Londres e em outubro do mesmo ano abriu um escritório para a transmissão telegráfica dos preços das ações entre Londres e Paris, graças ao cabo telegráfico que estava prestes a ser colocado sob o Canal da Mancha . Em 1857, Reuter tornou-se cidadão britânico.

Logo a agência que ele fundou passou a fornecer notícias por telégrafo para a imprensa inglesa e de outros países europeus. Grande sensação fez a notícia da vitória franco-sardenha na Batalha de Solferino e San Martino , publicada pelo The Times poucas horas após o término do confronto, comunicada ao escritório londrino de Reuter por telegrama enviado por Napoleão III , em no final da noite de 24 de junho de 1859 . [2] Em 1865 , a Reuters foi a primeira agência de notícias na Europa a anunciar o assassinato do presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln . No mesmo ano, ele abriu o primeiro escritório fora da Europa em Alexandria, no Egito . Isso foi seguido em 1866 pela abertura do escritório de Bombaim . Com o desenvolvimento tecnológico, a agência inglesa conseguiu chegar ao Extremo Oriente com sua rede telegráfica em 1872 e à América do Sul dois anos depois com a inauguração do escritório de Valparaíso . Em 1876 , o primeiro escritório da África do Sul foi inaugurado na Cidade do Cabo .

Em 1918 , a Reuters foi a primeira agência a anunciar o fim da Primeira Guerra Mundial no Império Britânico . Em 1923 teve início a primeira transmissão de boletins de rádio no alfabeto Morse e em 1927 foi adotado o uso da teleimpressora . Em 1941 , a Reuters Trust foi criada com o intuito de preservar a independência da empresa. Em 1984 , a Reuters tornou-se uma empresa pública listada na Bolsa de Valores de Londres. Em 1994, ele lançou o canal de televisão Reuters para notícias financeiras. Em 2001, a maior parte da empresa norte-americana Bridge Information System foi adquirida e incorporada à Reuters dois anos depois.

Em 3 de abril de 2003, durante a Guerra do Iraque, um tanque dos EUA mirou no chão do prédio isolado onde a trupe da Reuters residia no Hotel Palestine em Bagdá, então sede da imprensa internacional, matando três jornalistas e ferindo o jornalista japonês Mika Yamamoto . Em 15 de maio de 2007, foi firmado um acordo para a fusão da Reuters com a canadense Thomson Corporation , que deu origem à empresa Thomson Reuters . Em 4 de fevereiro de 2015, foi lançado o aplicativo mobile otimizado para iPhone , Reuters TV, com o qual a assessoria de imprensa decidiu focar em novas tecnologias para melhor rentabilizar suas contribuições em vídeo. Os usuários, após 30 dias de uso gratuito do aplicativo, exigem uma assinatura de US $ 1,99 por mês. [3]

perfil de companhia

A Reuters tem aproximadamente 15.000 funcionários em 91 países e 90% da receita vem de seus serviços financeiros para atualização de cotações de ações e moedas.

Proibição do termo "terrorismo"

A Reuters tem diretrizes rígidas sobre o uso de determinados termos, com base na objetividade. Isso tem causado críticas, especialmente por não usar a palavra “ terrorista ” para reportar fatos importantes, a começar pelo ataque às Torres Gêmeas . Ao aplicar essa diretriz, a Reuters usou o termo "terrorista" exclusivamente entre aspas, tanto para citação quanto para referência destacada. Stephen Jukes, editor de notícias internacionais, explicou que "o que um homem é terrorista para outro é um lutador pela liberdade" [4] , e a Reuters não usa a palavra "terrorista" por princípio.

O princípio foi o assunto de um comunicado de imprensa datado de 2 de outubro de 2001 no qual a agência se desculpou pela possível ofensiva da suposição, mas confirma que a regra da Reuters é evitar o uso de termos com impacto emocional e não produzir julgamentos de valor sobre os fatos que deve relatar com precisão e exatidão, sendo a agência a missão de prestar contas com precisão e imparcialidade dos acontecimentos, de forma que indivíduos, organizações e governos possam, para suas decisões, basear-se nos fatos [5] . O comunicado respondeu a algumas críticas circunstanciais recebidas por sua cobertura dos acontecimentos das Torres Gêmeas. De fato, objetou-se que se o termo tivesse sido banido em relação ao 11 de setembro, a Reuters permitiu que fosse descrito como um "ato de terrorismo" em relação aos eventos de Oklahoma City em 1995 [6] .

O princípio foi confirmado em 2004 , quando a Reuters entrou em confronto com a rede de notícias canadense CanWest Global Communications, que incluía o The National Post of Toronto e The Calgary Herald , que usou a Reuters como agência de origem, entre outras. A rede havia começado a substituir sistematicamente palavras como "insurgentes" ou "rebeldes", que encontrou nos lançamentos da Reuters, pelo termo "terroristas", mantendo a indicação da Reuters (ou de seus repórteres) para assinar a notícia. David A. Schlesinger, diretor editorial da agência, ressaltou que a Reuters "não usa termos emocionais ao definir alguém" e que mesmo que "qualquer jornal possa mudar, copiar e fazer o que quiser" de seus lançamentos, quando as mudanças são assim .a gentil Reuters teria gostado da remoção de seu crédito como fonte; Schlesinger afirmou ainda que seu objetivo é a proteção de seus jornalistas e a integridade editorial da agência. A rede retrucou com um editorial no The National Post afirmando que o uso de " eufemismos " pela agência era apenas uma interpretação mal compreendida de correção política , um desvio em sua opinião a ser removido antes que seus leitores abrissem o jornal pela manhã. [7]

Em 2005 , referindo-se às explosões de bombas em Londres , foi notado que um dos relatórios da Reuters continha a frase "A polícia afirma suspeitar que terroristas estão por trás das bombas"; o aparecimento da palavra tornou duvidoso que a diretriz tivesse sido abandonada, e - enquanto o Wall Street Journal apontou [8] como até mesmo a BBC decidiu usar o termo [9] apesar de suas diretrizes semelhantes [10] - a Reuters explicou que se tratava de uma citação, ainda que de forma indireta, e que, portanto, mesmo sem aspas, era um texto a ser atribuído a terceiros, enquanto a validade do princípio se mantinha inalterada.

Observação

  1. ^ Alessandra Galloni no comando da Reuters, a primeira mulher em 170 anos de história , Corriere.it, 13 de abril de 2021. Retirado em 13 de abril de 2021 .
  2. ^ Costantino Cipolla, o cume dos cumes , Milão, Franco Angeli, 2009, pp. 217-218
  3. ^ Apresentando a Reuters TV - Reuters.tv Arquivado em 14 de fevereiro de 2015 no Internet Archive .
  4. ^ Veja a próxima nota
  5. ^ O comunicado à imprensa, não mais online em Reuters.com, ainda está disponível em archive.org (em inglês)
  6. ^ (EN) Howard Kurtz, Peter Jennings, em News for What He Did , The Washington Post , 24 de setembro de 2001
  7. ^ (EN) Ian Austen, Reuters Chain Asks to Remove Its Bylines , The New York Times , 20 de setembro de 2004
  8. ^ (EN)Blog oficial do Wall Street Journal
  9. ^ Artigo da BBC , em news.bbc.co.uk.
  10. ^ (EN) diretrizes editoriais da BBC sobre o assunto "terrorismo"; Ressalta-se que a palavra “terrorista” pode ser mais um obstáculo do que uma ajuda ao entendimento e que, portanto, deve ser utilizada apenas para se referir à fonte, deixando a caracterização para terceiros.

Itens relacionados

Outros projetos

links externos

Controle de autoridade VIAF (EN) 132 548 028 · ISNI (EN) 0000 0001 2323 9194 · LCCN (EN) n82108903 · GND (DE) 330055-9 · BNF (FR) cb124608922 (data) · NLA (EN) 35,449,001 · NDL (EN, JA) 00629457 · Identidades do WorldCat ( EN ) lccn-n82108903
Empresas Portal da empresa : acesse as entradas da Wikipedia que lidam com empresas