RTBF

Da Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para a navegação Ir para a pesquisa
Radio-Télévision Belge de la Communauté Française
Logotipo
Estado Bélgica Bélgica
Formulário da empresa Companhia pública
Fundação 1930
Fundado por Comunidade de língua francesa da Bélgica
Quartel general Bruxelas
Setor Média
Local na rede Internet www.rtbf.be e rtbf.be

Radio-Télévision Belge de la Communauté Française (RTBF) é a radiodifusão pública emissora do Francês - falando região sul da Bélgica , que se junta a outra de língua holandesa emissora belga, VRT , operando na parte norte do país outra belga. Alemão -Falando emissora BRF (sediada em Eupen ) que operam na parte oriental do país.

RTBF opera 3 canais de televisão ( La Une , Tipik e La Trois ) e seis estações de rádio ( La Première , RTBF International , VivaCité , Musiq3 , Classic 21 e Tipik ).

Desde 1950 é membro da European Broadcasting Union .

História

A torre de comunicação da sede da RTBF em Bruxelas .

Originalmente denominado INR - Institut national belge de radiodiffusion (em holandês NIR - Belgisch Nationaal Instituut voor Radio-omroep ), foi fundado por lei como um serviço de rádio em 18 de junho de 1930. Em 14 de junho de 1940, após a invasão da Bélgica por na Alemanha, o INR foi forçado a interromper a transmissão. As tropas de ocupação alemãs, após assumirem a empresa, mudaram seu nome para Rádio Bruxelas . Alguns homens da equipe do INR conseguiram se mudar para os estúdios da BBC em Londres, de onde transmitem programas sob o nome de Radio Belgique / Radio België , em nome do Office de Radiodiffusion Nationale Belge (RNB), fundado pelo Ministério da Informação do governo belga no exílio.

No final da Segunda Guerra Mundial , o INR e o RNB coexistiram até 14 de setembro de 1945, quando um decreto real restabeleceu a função de serviço público do INR. Em 1950, a INR foi uma das 23 empresas de rádio e televisão fundadoras da União Europeia de Radiodifusão . As emissões regulares de televisão de Bruxelas começaram em 1953, com 2 horas de programas por dia. Em 1960, o INR mudou seu nome para RTB ( Radio-Télévision Belge ), enquanto em 1967 sua sede foi transferida para o edifício Reyers. A primeira transmissão em cores, Le Jardin Extraordinaire (um programa de jardinagem), foi realizada em 1971, seguida dois anos depois pelo noticiário em cores.

Em 1977, após o federalismo belga e a criação de comunidades linguísticas autônomas, a seção de língua francesa da RTB tornou-se RTBF ( Radio-Télévision Belge de la Communauté française ) e um segundo canal de televisão foi criado, RTbis, que em 1979 mudou seu nome para "Télé 2". Em 1984, junto com os canais franceses TF1 , Antenne 2 , FR 3 e SSR , a RTBF deu início ao canal europeu de língua francesa TV5 . Em 21 de março de 1988, a Télé 2 passou a ser Télé 21, enquanto em 27 de setembro de 1989 foi criada uma filial da RTBF, Canal Plus TVCF, que em maio de 1995 passou a ser "Canal Plus Belgique". Em 1993, a Télé 21 foi substituída pela Arte / 21 e Sport 21.

Em janeiro de 2010, RTBF mudou seu nome para RTBF.be: o novo nome pretende sublinhar a importância das novas tecnologias de comunicação que têm flanqueado as tradicionais, em particular a Internet (como denotado pelo acréscimo do sufixo ".be" )

Itens relacionados

Outros projetos

links externos

Controle de autoridade VIAF (EN) 141 905 751 · ISNI (EN) 0000 0001 2163 1520 · LCCN (EN) n81106369 · BNF (FR) cb13883485n (data) · Identidades WorldCat (EN) lccn-n81106369
Televisão Portal da televisão : acesse as entradas da Wikipedia que tratam da televisão