ORF (empresa)

Da Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para a navegação Ir para a pesquisa
Österreichischer Rundfunk
Logotipo
Orf Funkhaus Argentinierstr.jpg
Sede da presidência e da direção geral da ORF em Viena ; Argentinierstraße, 30
Estado Áustria Áustria
Formulário da empresa companhia pública
Fundação 1 de agosto de 1955
Quartel general Viena
Pessoas chave Alexander Wrabetz , diretor
Setor Média
Produtos programas de televisão e rádio
Slogan " Wie wir "
Local na rede Internet der.orf.at

ORF ( Österreichischer Rundfunk , literalmente "rádio transmitido austríaco") é a rádio e televisão nacional austríaca , nascida em 1 de agosto de 1955 . A ORF tem um papel preponderante na mídia austríaca: de fato, a Áustria foi um dos últimos países europeus, além da Albânia , a permitir emissões de televisão privadas. Está presente na Itália através da subsidiária ORF srl com sede em Bolzano , responsável pela produção, fornecimento, compra e distribuição de conteúdos audiovisuais para a emissão Südtirol heute e ORF na Itália e inclui os escritórios em Bolzano e Roma [1] .

O monopólio da ORF durou até 2003, quando o primeiro canal privado austríaco chamado ATV nasceu . Seguiram-se PULS 4 , Austria 9 e Servus TV (2007-2009), juntamente com alguns canais locais transmitidos apenas por cabo nas zonas de Viena , Graz e Linz .

História

O antigo ministério da guerra, que se tornou a sede da RAVAG em 1924

A primeira transmissão experimental de rádio na Áustria foi realizada em 1º de abril de 1923 pela Rádio Hekaphon , liderada pelo pioneiro Oskar Czeija (1887–1958). No dia 2 de setembro seguinte, a emissora transmitiu um discurso do presidente austríaco Michael Hainisch .

Radio Verkehrs AG

No entanto, foi o órgão público Radio-Verkehrs-Aktiengesellschaft ("Radiocomunicazioni sociedade por ações", RAVAG) que obteve a licença para transmissão de rádio em 1924. RAVAG era uma joint venture entre o governo austríaco, o município de Viena e alguns bancos ; Czeja era seu gerente geral. As transmissões regulares começaram em 1º de outubro de 1924 em estúdios improvisados ​​no prédio que abrigou o Ministério da Guerra até a Primeira Guerra Mundial. A estação era geralmente chamada de Rádio Viena e transmitia na frequência de 530 MHz. No final do primeiro mês de transmissão os ouvintes já eram 30.000, e no início do ano seguinte 100.000. Uma rede de repetidores distribuída por todo o país permitiu a partir de 1934 que todos os austríacos pudessem ouvir a Rádio Viena, pagando uma mensalidade de dois xelins .

Os programas veiculados foram direcionados a um público educado, dando espaço à música erudita, à literatura e à leitura. As primeiras transmissões ao vivo foram ao ar em 1925, pela Ópera Estatal de Viena e pelo Festival de Salzburgo . Em vez disso, as notícias tiveram pouco espaço, mas as eleições de 1930 foram amplamente cobertas. As transmissões esportivas fixas também começaram em 1928. Nessa época, o RAVAG tinha cerca de meio milhão de ouvintes e se tornou um meio de comunicação de massa .

The Funkhaus Wien

Em 1934, os estúdios RAVAG foram ocupados em fevereiro, durante a guerra civil austríaca , e novamente durante o fracasso do golpe nazista em julho , quando alguns insurgentes entraram nos estúdios de rádio para anunciar a renúncia do chanceler Engelbert Dollfuß , quando na verdade ele havia sido morto .

O sucessor de Dollfuß, Kurt Schuschnigg , construiu o novo centro de produção de rádio, o Radiokulturhaus (agora chamado Funkhaus Wien ), com um projeto de Clemens Holzmeister , entre 1935 e 1939. O governo austro-fascista usou o RAVAG para propaganda política. opondo-se à propaganda nazista transmitida pela Rádio Monaco.

Reichssender Wien

Após o Anschluss à Alemanha nazista em 1938, o RAVAG foi dissolvido e substituído pelo Reichssender Wien (" emissora do Reich vienense") subordinado ao Reichs-Rundfunk-Gesellschaft (renomeado Großdeutscher Rundfunk} a partir de 1939) de Berlim . Uma das últimas transmissões do RAVAG foi o discurso de despedida de Schuschnigg em 11 de março de 1938 ("Deus abençoe a Áustria"): algumas horas depois, uma transmissão ao vivo saudou o assentamento do pró-nazista Arthur Seyss-Inquart ; no dia seguinte, a entrada de Adolf Hitler em Linz e seu discurso na Heldenplatz de Viena foram transmitidos. Em 1939, as instalações e equipamentos RAVAG foram assumidos pelo Reichspost .

Durante a Segunda Guerra Mundial , ouvir rádios inimigas foi severamente punido; no entanto, especialmente as transmissões da BBC em alemão foram uma fonte de informação amplamente usada. O Reichssender Wien era importante, porém, porque comunicava o alarme quando havia bombardeios aéreos. A própria Funkhaus foi danificada pelo bombardeio dos Aliados em janeiro e fevereiro de 1945 e, em seguida, pela ofensiva do Exército Vermelho . O Reichssender Wien transmitiu pela última vez em 6 de abril de 1945, depois a SS em retirada explodiu o transmissor Bisamberg .

Radio Wien

Após a derrota da Wehrmacht , RAVAG retomou um serviço de rádio independente austríaco na Áustria ocupada pelos Aliados em 24 de abril de 1945, quando anunciou a formação do Governo Provisório austríaco liderado por Karl Renner . Uma nova estação da Rádio Wien foi estabelecida, transmitindo do Funkhaus através de um transmissor temporário no telhado, mais uma vez sob a direção de Oskar Czeija, que no entanto foi logo demitido sob pressão da administração militar soviética. Como o Funkhaus estava localizado no setor soviético de Viena, os aliados ocidentais fundaram suas próprias estações de rádio, como a rede britânica Alpenland ou a American Radio Rot-Weiß-Rot ("Red-White-Red Radio"), ou emissoras em Inglês para as tropas americanas "Blue Danube" (BDN) e britânicas (BND), que também se tornaram populares entre os jovens austríacos. Assim, as transmissões do RAVAG limitavam-se à parte oriental da Áustria, a ocupada pelos soviéticos, e no início da Guerra Fria eram cada vez mais considerados propaganda comunista. Outras estações de rádio também nasceram nas diferentes áreas de ocupação e o rádio tornou-se um meio de comunicação popular na Áustria: em 1952, havia um milhão e meio de rádios nas residências austríacas.

Em 1955, as várias emissoras regionais foram reunidas na Österreichisches Rundspruchwesen ("organização de rádio austríaca") que em 1958 assumiu o nome de Österreichischer Rundfunk GmbH ("spa da rádio austríaca"), precursora da atual ORF.

A televisão

Até Dezembro de 1959 as emissões eram efectuadas 6 dias por semana - com excepção das terças-feiras - das 17h00 às 21h00. Em 1961 nasceu o segundo canal, o ORF 2.

As primeiras transmissões em cores começaram em 1º de janeiro de 1969 , o último programa transmitido em preto e branco foi ao ar em 13 de dezembro de 1974 . Os programas regionais para as nove regiões austríacas começaram em 1975 , e os programas regionais também podem ser vistos em outras línguas desde a década de 1990. Em 1980 , começaram os primeiros ensaios do teletexto austríaco. Em novembro de 1992 , novos estúdios de televisão foram inaugurados e novos programas substituíram os antigos. Desde 6 de março de 1995, a ORF está transmitindo 24 horas por dia.

Em 2006, a ORF iniciou as transmissões digitais terrestres . O desligamento dos sinais analógicos teve início em 6 de março de 2007 na cidade de Bregenz, para prosseguir nas capitais regionais de oeste a leste até 22 de outubro do mesmo ano. A transição foi finalmente concluída em toda a Áustria em 7 de junho de 2011 . Em 10 de abril de 2007 , os programas foram alterados do formato 4: 3 para o formato 16: 9. Em 2011 , nasceu o canal ORF III , que transmite programas de cultura e informação, e o canal ORF Sport + dedicado ao desporto.

Outras iniciativas

O rádio e a televisão austríacos estão executando uma iniciativa de caridade chamada Licht im Dunkel ("Luz no escuro"), que visa ajudar as pessoas necessitadas (deficientes, refugiados, etc.); desde 1986 a ORF decidiu agregar à caridade uma mensagem de agradecimento e paz, distribuindo antes do Natal no território austríaco a luz de uma lamparina a óleo (a " Luz da Paz ") acesa na Basílica da Natividade de Belém (local onde Jesus nasceu). Na verdade, esta lâmpada é mantida acesa graças às doações de óleo de todas as nações de fé cristã, e nunca foi apagada por muitos séculos.

Canais

Televisão

Logotipo Canal
ORF 1
ORFeins HD.svg
ORF 1 HD
Logotipo ORF2 n.svg
ORF 2
ORF 2 HD neu.svg
ORF 2 HD
ORF III Logo Monochrom.svg
ORF III
ORF 2 Europe logo 2012.svg
ORF 2 Europa
ORF Sport + .svg
ORF Sport +

O ORF 2 transmite um espaço de informação de cerca de meia hora ao vivo das nove estruturas periféricas (uma para cada estado federal) todos os dias às 19:00. Nesta ocasião, o logotipo ORF 2 é complementado pela abreviatura da região federal de emissão (ORF 2 T, ORF 2 K, ORF2 S, ORF 2 W, etc.).

Rádio

Nacionais

Logotipo Canal Programação
Österreich 1 2017 logo.svg
ORF Ö1 transmite música e notícias
Hitradio Ö3.svg
ORF Hitradio Ö3 transmite pop, música e shows
FM4.svg
ORF FM4

Regional

O organismo público de radiodifusão austríaco ORF tem um rádio para cada estado federal individual.

Logotipo Canal
Logo Radio Burgenland.svg
Ö2 Radio Burgenland
Logotipo da Radio Kärnten.svg
Ö2 Radio Kärnten
Logo Radio Niederösterreich.svg
Ö2 Radio Niederösterreich
Logo Radio Oberösterreich.svg
Ö2 Radio Oberösterreich
Logo Radio Salzburg.svg
Ö2 Radio Salzburg
Logotipo da Radio Steiermark.svg
Ö2 Radio Steiermark
Logo Radio Tirol.svg
Ö2 Radio Tirol
Logo Radio Vorarlberg.svg
Ö2 Radio Vorarlberg
Logo Radio Wien.svg
Ö2 Radio Wien

Internacional

  • ORF Radio Ö1 International (anteriormente Radio Austria International), transmite a programação de Ö1 [2] em ondas curtas durante uma hora por dia.

Fechadas

  • ORF Radio 1476 [3]

Difusão do sinal

Os programas de televisão e rádio podem ser recebidos em toda a República da Áustria, tanto por via aérea, como pela TDT, bem como por cabo. A organização de rádio e televisão oferece seu buquê de canais de TV e rádio também via satélite por meio da operadora ASTRA a 19 ° leste. Os canais de TV são criptografados enquanto os canais de rádio são transmitidos em claro.

Também no satélite Astra 19 ° Este, é proposta a transmissão da segunda rede ORF 2 (indicada neste caso com o nome de ORF2 Europe mas o logótipo ORF 2 é deixado sobreposto), no entanto, encriptando alguns programas cujos direitos são de difusão internacional. Na ausência desses programas, é transmitida a página índice do teletex do ORF 2 Tirol.

Os programas de televisão ORF eins, ORF 2 e ORF III também são recebidos no Tirol do Sul , onde é transmitido um noticiário regional, Südtirol Heute , produzido em Bolzano .

Desde junho de 2013, através da Rádio e Televisão Azienda Speciale , as redes também são admissíveis na província de Trento [4] .

Direção

O atual diretor da ORF é Alexander Wrabetz de 01/01/2007. Os diretores anteriores eram:

Observação

  1. ^ ( DE ) Tochtergesellschaften , em der.ORF.at. Recuperado em 2 de março de 2021 .
  2. ^ World Radio TV Handbook , p.453
  3. ^ (EN) Bruce Conti, Silent MW Radio Countries , em www.bamlog.com. Recuperado em 14 de maio de 2016 .
  4. ^ Sim a 3 moções: transparência, TV alemã e ciclovia Trento Mattarello , em www.consiglio.provincia.tn.it , 23 de maio de 2013. Página visitada em 21 de janeiro de 2018 .

Bibliografia

  • ( EN ) World Radio TV Handbook , vol. 70, Oxford, WRTH Publications Limited, 2015, ISBN 978-0-9555481-8-5 .

links externos

Controle de autoridade VIAF (EN) 134 342 983 · ISNI (EN) 0000 0001 1940 0280 · LCCN (EN) n80043539 · GND (DE) 2020839-X · BNF (FR) cb121502397 (data) · Identidades WorldCat (EN) lccn-n80043539
Televisão Portal da televisão : acesse as entradas da Wikipedia que tratam da televisão