The Cinq

Da Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para a navegação Ir para a pesquisa
Disambiguation note.svg Desambiguação - Se você estiver procurando o canal digital da Mediaset , consulte La5 .
The Cinq
Logotipo do emissor
Logotipo da La Cinq de 2 de abril de 1991 a 12 de abril de 1992
Estado França França
Língua francês
Cara generalista
Alvo jovens, adultos
Slogan La 5 c'est 5 sur 5
Versões O Cinq 576i ( SDTV )
(data de lançamento: 20 de fevereiro de 1986 )
Data de fechamento 12 de abril de 1992
Compartilhado 13% (1989)
editor Chargeurs - Fininvest (1985–1988)
Robert Hersant -Fininvest (1988-1990)
Hachette -Fininvest (1990-1992)

Cinq era uma rede de televisão francesa fundada pelo grupo de mídia italiano Fininvest . A transmissão começou em 20 de fevereiro de 1986 e terminou em 12 de abril de 1992 .

Foi a primeira emissora francesa privada gratuita de caráter nacional.

História

O primeiro logotipo da La Cinq, usado de 20 de fevereiro de 1986 a 2 de abril de 1991 . Observe a semelhança com o do Canale 5 .

Depois de ter introduzido a televisão comercial com transmissão nacional em grande escala na Itália (com a transformação do Telemilanocavo em Canale 5 ), o empresário Silvio Berlusconi começou a buscar, em meados dos anos 1980, um mercado externo para investir e replicar seu modelo de negócio.

A oportunidade surgiu em 1985 na França , quando o então Presidente da República, o socialista François Mitterrand , tendo em conta a possível derrota do seu partido nas subsequentes eleições regionais e legislativas, decidiu surpreendentemente reformar o sistema de concessões nacionais de rádio e televisão . Com a ajuda do executivo liderado pelo primeiro-ministro Laurent Fabius , portanto, ele conseguiu criar duas novas licenças disponíveis ao maior número de emissoras, privados e gratuitos ao ar , de modo que estes poderiam atingir um público amplo (ao contrário do que já aconteceu com o Canal + , um canal criptografado e pago ). O objetivo era ampliar o panorama da televisão transalpina, na esperança de que as novas emissoras adotassem uma linha mais próxima do partido no poder.

O grupo Fininvest apareceu entre os compradores interessados, juntamente com a empresa Chargeurs do produtor Jérôme Seydoux (indicado como acionista maioritário relativo), conseguindo finalmente ganhar as frequências.

As primeiras transmissões

Em 20 de novembro de 1985 , o governo francês, superando os vetos e perplexidades de alguns ministros e autoridades, concedeu uma concessão de 18 anos à holding France 5 (propriedade conjunta de Berlusconi e Seydoux), que foi autorizada a montar uma nova televisão distribuição nacional em rede [1] : o contrato previa ainda algumas cláusulas de proteção da concessionária de qualquer concorrência de outras redes e a autorização para a livre realização de vendas de publicidade [2] . A segunda licença foi para o canal TV6 .

Dois dias depois, os dois coproprietários convocaram uma coletiva de imprensa com o objetivo de apresentar publicamente o projeto do novo canal: Berlusconi aqui, respondendo a uma parte da opinião pública transalpina que o acusou de querer criar uma Coca-Cola télévision ( (ou seja, fortemente inclinado a publicidade e produtos de consumo importados do exterior), ironicamente afirmou que imaginou a futura rede como uma télévision beaujolais et champagne le samedi , onde os nomes de vinhas nativas famosas sugeriam um entretenimento espumante e nacional-popular da marca francesa, também prometendo a contratação de várias personalidades conhecidas do mundo do entretenimento e da televisão através dos Alpes [3] .

O canal iniciou oficialmente suas transmissões em 20 de fevereiro de 1986 com uma suntuosa e cara gala de abertura, que foi gravada em Milão nos estúdios Fininvest e que contou com a participação de muitos nomes ilustres do entretenimento francês; a programação foi afetada no início da impressão italiana, a partir do logo do canal, muito semelhante ao do Canale 5 (as únicas diferenças são uma estrela no lugar da flor e a palavra LA CINQ no lugar da cabeça de cobra ), para chegar às figuras que ocupavam os cargos de gestão (o diretor do canal era Carlo Freccero e a gestora de programação era Fatma Ruffini ) e os diversos formatos importados da Itália e gravados nos mesmos estúdios milaneses da Fininvest , incluindo o quiz do Pentatlo (transmitido na quinta-feira ) ou a variedade W le donne (rebatizada de Cherchez la Femme , transmitida na noite de sábado e apresentada por Amanda Lear , que também apresentou a versão italiana). Além disso, muitas séries de TV e filmes, a verdadeira força da rede, foram inicialmente em comum e alguns deles ainda não foram lançados na França (por exemplo, Supercar e algumas temporadas de Happy Days ). Entre outras coisas, a música-tema francesa do anime japonês Lovely Sara foi cantada por Cristina D'Avena enquanto as adaptações subsequentes dos temas serão todas interpretadas pelo mesmo cantor, o belga Claude Lombard.

O canal transmitido em um número limitado de frequências, disponibilizadas pela CSA (o Conseil supérieur de l'audiovisuel , o órgão de controle competente, nascido ao mesmo tempo que a abertura do mercado de televisão transalpino), tendo que enfrentar óbvio e, às vezes, buracos sensacionais no telhado: por exemplo, apenas alguns bairros de Toulouse , a quarta maior cidade francesa, puderam assistir ao suntuoso show inaugural. Nesse ínterim, algumas conhecidas personalidades da TV francesa se deixarão atrair pelo canal e trabalharão nele, apenas para abandoná-lo logo em seguida devido aos baixos índices de audiência registrados em suas emissoras, devido à falta de cobertura do Sinal La Cinq.

Nas eleições de 1986, o Partido Socialista sofreu uma grave derrota e a direita voltou ao governo, chefiado por Jacques Chirac ; ele pediu uma revisão das duas licenças de televisão recentemente concedidas e, em particular, pressionou por uma mudança de participação no La Cinq. Por fim, o editor Robert Hersant assumiu a participação majoritária em fevereiro de 1987 .

Em setembro de 1987, após a entrada da Hersant na estrutura acionária, nasceu o noticiário, apresentado pelo jornalista Jean-Claude Bourret , oriundo da TF1 e que permanecerá em La Cinq até o seu fechamento, tornando-se um de seus pilares (além de envolvente na primeira pessoa e até a última para salvá-la). Um ano depois, a programação de La Cinq durou o dia inteiro, começando a investir no esporte após a transmissão do Grande Prêmio de Pau (então parte da Fórmula 3000 ) e comprando a semifinal da Copa dos Vencedores das Copas de Bordeaux por uma boa soma. bem como a exibição do Rally Dakar (realizado até o fechamento).

Também nesses anos, La Cinq explorou de forma sistemática e com sucesso o Minitel , uma espécie de ancestral da Internet , desenvolvido na França no Videotex : no código 3615 La Cinq era possível encontrar concursos, notícias e enquetes.

Mudança de cúpula

Em 1990 , Hersant, oprimida por dívidas e pela guerra contra Berlusconi pelo controle corporativo, vendeu a maior parte da emissora para o grupo Hachette liderado por Jean-Luc Lagardère , que há muito esperava adquirir o controle de uma rede nacional após ter fracassado na conquista da TF1 : declarou, na altura do acordo, que acreditava ser possível salvar La Cinq. O canal sofreu profundas alterações, a começar pelo logótipo - um design complexo de números sobrepostos em que se destaca o 5, criado pelo estilista Jean-Paul Goude inspirado em Jasper Johns - que substituiu o desenhado por Berlusconi e inspirado no logótipo da Canale 5 Os quadros da empresa também mudaram, com a saída da Freccero; no entanto, Berlusconi permaneceu como acionista e vice-presidente.

Falência

1991 foi um ano difícil, começou com perdas (vinte e duas emissões lançadas e a maior parte delas encerradas, juntamente com a crise do mercado publicitário) mas com poucos momentos positivos (a conquista dos direitos televisivos da Fórmula 1 para os três período do ano de 1991 - de 1993 , a chegada do programa de TV Twin Peaks e muitos da Disney filmes ea crescente apreciação pública da informação, como evidenciado pela extensa cobertura da Guerra do Golfo ), que resultou em 576 demissões (e greve de pessoal conexos) e um orçamento no vermelho de 1 bilhão de francos (equivalente a cerca de 150 milhões de euros hoje), acumulando uma dívida total de 3 bilhões de francos. Na frente de audiência, apesar de estar em declínio, La Cinq manteve o terceiro lugar com 10,9%, ultrapassando a França 3 e o M6 (também forçados a uma política de austeridade devido a grandes perdas no orçamento). O canal ficou em concordata por três meses e Jean-Claude Bourret, prevendo o risco de fechamento, criou uma associação ad hoc para defendê-lo, que contava com 800 mil associados em pouco tempo, chegando a 1,3 milhão. A finalidade da associação era salvar o canal recorrendo a um sistema de participação acionária popular , a ser implementado com a venda de ações a 250 francos. Essas iniciativas foram promovidas com uma grande campanha publicitária, mas sem surtir o efeito desejado.

Enquanto isso, Berlusconi tentava colocar um aumento de capital na mesa, desistindo pouco depois por falta do apoio necessário.

O fim das transmissões

Em 3 de abril de 1992 , na abertura da edição vespertina do noticiário, Bourret anunciou que a rede havia sido colocada em liquidação pelo excesso de passivos no balanço e que encerraria logo em seguida, precisamente à meia-noite de 12 de abril. , falando então de pressões políticas e econômicas destinadas a suprimir o canal.

Após o anúncio de 3 de abril, Bourret continuou a reiterar que a luta para salvar La Cinq continuaria e apelou ao público na esperança de obter mais apoio para a causa de defesa do canal.

Conforme anunciado, no dia 12 de abril às 20h45, após o último noticiário, foi transmitida a última transmissão, intitulada Vive La Cinq , apresentada por Gilles Schneider juntamente com a apresentadora Marie-Laure Augry , para a diretora de notícias Patrice Duhamel (posteriormente passada para a França 24 ) e ao próprio Bourret; participaram todos os personagens ligados à emissora e a associação de defesa anunciou a criação de um semanário informativo intitulado Cinq Plus .

Em pouco mais de três horas, os seis anos de atividade da emissora foram reconstituídos, com uma longa série de mensagens de despedida lidas ao vivo por rostos conhecidos que já haviam trabalhado para a emissora. À meia-noite, iniciou-se uma contagem regressiva e, ao chegar a zero, a câmera parou pela mão de um técnico que, puxando uma alavanca, efetivamente desligou as transmissões do canal. Em seguida, foi transmitida uma curta animação de um eclipse total da lua , acompanhada das notas de Assim Falava Zaratustra . Quando o eclipse se tornou total, o áudio foi diminuindo gradativamente, dando lugar a um efeito de pingar . A tela ficou preta e a frase La Cinq vous prie de l'excuser pour cette interruption définitive de immagine et du son apareceu o lugar para uma mensagem tacitiana curta mas eloquente: C'est fine (acabou). A audiência da noite tinha registado nessa altura cerca de 7 milhões de telespectadores, uma percentagem de share muito elevada se calcularmos que, no final da sua existência, o canal atingia uma cobertura igual a 80% do território nacional francês, mas até agora já era tarde demais.

Mitterrand, a quem muitos apelaram para intervir a favor de La Cinq, nascida graças à sua iniciativa de abrir o mercado da televisão francesa, manifestou a sua decepção com o encerramento da rede, definindo-a como um canal de grande classe e talento, com excelente transmissões , mas reiterando como a dificuldade financeira da empresa era muito alta para permitir que ela fosse resgatada.

Depois de La Cinq

Nos meses seguintes, as palavras L'écran noir ( A tela preta ) apareceram no lugar de La Cinq nos guias de programas de televisão das revistas francesas. As frequências libertadas foram então parcialmente atribuídas ao canal Arte (acrónimo de Association Relative à la Télévision Européenne , Association Relative to European Television), um canal cultural franco-alemão com vocação de serviço público europeu, que começou com emissões próprias à noite de 28 de setembro de 1992 . Em 1994, o horário diurno foi preenchido pelo novo canal público La Cinquième (hoje France 5 ), escolha criticada por muitos e considerada um "roubo" contra aqueles que queriam criar outra emissora nacional privada.

Depois que La Cinq encerrou suas transmissões, Jean-Claude Bourret continuou a lutar pelo renascimento do canal com sua associação de defesa , que existe até hoje e entretanto mudou seu nome para TV Liberté .

Herança

As invenções da emissora sem dúvida incluíam Le journal permanent , um noticiário transmitido a cada 15 minutos pela manhã; isso provavelmente inspirou o programa italiano Prima Pagina , ainda transmitido em Canale 5 pela manhã. Outra inovação foi a condução masculino-feminina das notícias. Além disso, La Cinq inventou um programa dominical, Face à France , em que um político se comparava a alguns franceses comuns escolhidos pela empresa de pesquisas IPSOS, a fim de rastrear todo o tecido social francês; este conceito será retomado por um programa da TF1 , um da TVE , um da França 2 e um da RTP .

Curiosidade

Cinq não foi o primeiro canal nacional generalista a fechar ao vivo na história da televisão francesa: em 1987 , de fato, o mesmo destino se abateu sobre o canal de televisão TV6, que mais tarde foi substituído pelo M6 . A animação final das duas emissoras apresentava muitas semelhanças: a da TV6, de fato, mostrava a explosão de um planeta com a marca da emissora, provocada por um Dart Vader (em que o governo gaullista da época chefiado por Chirac e Balladur ) felicitando a vitória do Império (identificado com a Lyonnaise des Eaux / Compagnie Luxembourgeoise de Télédiffusion) sobre os rebeldes (identificado com Publicis / NRJ), todos acompanhados pela música de Star Wars . Uma sequência muito semelhante ao eclipse total de La Cinq mas, ao contrário deste último, passou em silêncio, tanto porque a TV6 mal conseguiu conquistar o seu próprio pedaço de audiência apenas entre os jovens, como porque o M6 o substituiu no colo de apenas onze horas.

O futuro presidente da República Francesa, Nicolas Sarkozy , então prefeito de Neuilly-sur-Seine, participou do último duelo político (coluna que encerrou a edição 12h45 da notícia).

Observação

Itens relacionados

links externos

Controle de autoridade VIAF (EN) 146 577 063 · BNF (FR) cb12739016t (data) · Identidades do WorldCat (EN) VIAF-146577063
Televisão Portal da televisão : acesse as entradas da Wikipedia que tratam da televisão