Belaruskaya Tele-Radio Campanija

Da Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para a navegação Ir para a pesquisa
Belaruskaya Tele-Radio Campanija
Logotipo
Мінск. Вуліца Макаёнка. Белтэлерадыёкампанія (01) .jpg
Estado Bielo-Rússia Bielo-Rússia
Fundação 1991
Fundado por Stanislaŭ Šuškevič
Quartel general Minsk
Pessoas chave Ivan Eismont ( presidente )
Setor Média
Local na rede Internet www.tvr.by/

Beltelerad'ëkampanija (em bielorrusso : Белтэлерадыёкампанія ? ; Em sigla BTRC ou BTRK) é um serviço de concessionária pública bielorrussa transmitir em Belarus . Fundada em 1991 por decreto do Presidente Stanislau Šuškevič , BTRC opera 7 canais de televisão e 5 canais de rádio.

Desde 1993, ele tem sido um membro pleno da União Europeia de Radiodifusão (EBU) [1] , em nome dos quais ele organizou a competição da canção Júnior Eurovision em duas ocasiões ( 2010 e 2018 ). A adesão à UER foi suspensa em 28 de maio de 2021 após alguns eventos relacionados a protestos na Bielorrússia em andamento . [2] -Rádio Tele Belaruskaya Campanija foi expulso do UER em 1 de julho, 2021. [3] [4]

Canais de televisão e rádio

canais de televisão

Logotipo Primeiro nome Data de lançamento
Bielorrússia 1 1 ° de janeiro de 1956
ChannelBelarus2.png
Bielorrússia 2 18 de outubro de 2003
Belarus' 3 8 de fevereiro de 2013
Belarus 4.png
Belarus' 4 2015
Belarus' 5 21 de outubro de 2013
Bielorrússia 24 1 ° de fevereiro de 2005
NTV Belarus.svg
NTV-Bielorrússia 4 de julho de 2006

Censura e propaganda

A oposição bielorrussa vê a emissora estatal como um meio de propaganda a serviço do presidente Aljaksandr Lukašėnka , na verdade ele é acusado de desinformação , censura política , repressão e boicotes das eleições. [5] [6]

Muitas vezes alguns funcionários e gerentes foram sancionados pela União Europeia eo Estados Unidos . [7] [8]

Observação

  1. ^ (EN) membros , de www.ebu.ch, União Europeia de Radiodifusão . Recuperado em 31 de agosto de 2020 .
  2. ^ (EN) União Europeia de Radiodifusão, EBU EXECUTIVO Diretoria concorda MEMBROS PARA SUSPENSÃO DE BELARUS BTRC sobre ebu.ch, 28 de maio de 2021. Retirado 03 de junho de 2021.
  3. ^ (BE) Белтэлерадыёкампанію выключылі з Еўрапейскага вяшчальнага саюза em euroradio.fm, Rádio Europeia para a Bielorrússia , 30 de junho de 2021. Página visitada em 01 de julho de 2021 (apresentado por 'url Original em 1 de Julho 2021).
  4. ^ TV bielorrussa expulsa da EBU, adeus (também) à Eurovision , em eurofestivalnews.com , eurofestivalnews, 1 de julho de 2021. Página visitada em 1 de julho de 2021 .
  5. ^ (UK) Сергій Лещенко, Посол Польщі Генрик Літвін: Втратити добрий час - це великий ризик для України em pravda.com.ua, Ukrayinska Pravda , 8 de novembro de 2011. Página visitada em 05 de maio de 2021 (apresentado por 'URL original em 23 de Outubro 2017).
    «Або подивіться на ситуацію в мас-медіа. У Білорусії існують тільки державні ЗМІ, крім інтернету. А так звані незалежні білоруські газети працюють в
    таких умовах , що можна сказати, що вонинимникимникимтамоникимтаманим Телебачення в Білорусії є виключно державною пропагандою ".
  6. ^ (EN) Edward Lucas, Edward Lucas Podcast: propaganda Belarus (MP3) em content.blubrry.com, 20 de janeiro de 2017. Página visitada em 05 de maio de 2021 (apresentado por 'url Original 06 maio de 2021).
    "Na Bielorrússia a televisão estatal mantém níveis soviéticos de veneno e falsidade".
  7. ^ (BE) Поўны спіс 208 беларускіх чыноўнікаў, якім забаронены ўезд у ЕС em nn.by, Наша Ніва, 11 de outubro de 2011. Página visitada em 5 de maio de 2021 (apresentado por 'url Original 22 de outubro de 2017).
  8. ^ (RU) Мария Садовская, Суровые и спорные , em br.minsk.by, Белорусы и рынок. Retirado 28 de julho de 2009 (arquivado a partir do original em 8 de Dezembro de 2012).

links externos