ARD

Da Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para a navegação Ir para a pesquisa
Disambiguation note.svg Desambiguação - Se você está à procura de outros usos, veja Ard .
ARD
Logotipo
ARD-Hauptstadtstudio (aus Nordwesten) .jpg
Gabinete da Presidência e da Direcção Geral de ARD em Berlim ; Wilhelmstraße, 67
Estado Alemanha Alemanha
Formulário da empresa Empresa pública
Fundação De Junho de 9 1950 em Berlim
Quartel general Berlim
Produtos programas de televisão e rádio
Local na rede Internet www.ard.de/

ARD (Arbeitsgemeinschaft der acrônimo para Rundfunkanstalten rechtlichen-öffentlich der Bundesrepublik Deutschland, consórcio de emissoras de radiodifusão pública da República Federal da Alemanha e da Federação de rádio e televisão alemã) é o principal grupo de radiodifusão pública na Alemanha .

O grupo inclui Das Erste (o primeiro canal nacional), nove canais regionais , o buquê ARD Digital, estações de rádio públicas, o canal para estrangeiros Deutsche Welle , juntamente com algumas outras emissoras públicas.

O sistema de televisão pública alemã também vê um segundo canal, um caráter nacional: a ZDF (Zweites Deutsches Fernsehen).

História

Período pós-guerra

A área de recepção de televisão da Alemanha Ocidental Das Erste na Alemanha Oriental é mostrado em cinza; os transmissores principais são marcados em vermelho; enquanto as áreas onde o sinal ocidental não foi recebido são pretas

L ' de autoridades de ocupação aliadas decidiu que, após a Segunda Guerra Mundial , a rádio alemã perdesse o caráter do Nazi Großdeutscher Rundfunk. Portanto, a estrutura federal, a independência da independência do Estado e econômica deveria ter sido os pilares de emissoras públicas (öffentlich-Rechtliche Rundfunk- und Fernsehanstalten). Legalmente, eram entidades de direito público ( Anstalt des öffentlichen Rechts ), entidades não governamentais e sem fins lucrativos supervisionadas por duas comissões, o Rundfunkrat ("Radio Council", responsável pelo conteúdo do programa) e o Verwaltungsrat ("Council Administrative", responsável gestão e infra-estruturas), onde estiveram representadas as várias componentes da empresa alemã.

Os membros fundadores foram a ARD Nordwestdeutscher Rundfunk (NWDR), a estação de rádio da zona de ocupação britânica, o Südwestfunk (SWF), o rádio da zona de ocupação francesa, e as quatro estações de rádio da zona de ocupação americana ou o Bayerischer Rundfunk ( BR) na Baviera , o Süddeutscher Rundfunk (SDR) em Württemberg , o Hessischer Rundfunk (HR) em Hesse e Radio Bremen (RB) em Bremen . A nova instituição foi financiada com a taxa obrigatória. Cada estação recebia a receita do cânone de seu território, mas os membros mais ricos ajudavam os menores até certo ponto.

Os princípios impostas pelos Aliados foram reafirmados em leis de rádio e televisão do indivíduo Länder , nos acórdãos do Tribunal Constitucional Federal (Bundesverfassungsgericht) e os tratados entre os Länder. Como resultado, as emissoras membros da ARD são, pelo menos teoricamente, livres da influência do governo e recebem apenas uma pequena parte de sua receita de publicidade (em 1995 era de 10%).

Durante os anos cinquenta do rádio ARD foram o principal meio de massa da Alemanha Ocidental. Em 1952, as emissoras ARD tinham dez milhões de ouvintes. No entanto, essas emissoras operavam em nível regional. A organização de um serviço nacional de televisão foi o objetivo da ARD desde a sua fundação e foi alcançado em 1952. No mesmo ano, a ARD foi admitido plenamente na " União Europeia de Radiodifusão .

Em 1955 Nordwestdeutscher Rundfunk dividida na corrente Norddeutscher Rundfunk e Westdeutscher Rundfunk , enquanto no ano anterior o pequeno SFB havia sido suprimida. O noticiário ( Tagesschau ) foi ao ar de Hamburgo .

1960-1989

Televisão tornou-se muito popular na Alemanha na década de sessenta e em 1967 foi introduzido televisão a cores . Não houve concorrência de emissoras privadas, exceto para o de língua francesa Europe 1 e multilingue RTL (Radio Television Luxembourg). A ZDF (Zweites Deutsches Fernsehen, "Second German Television"), o segundo canal público de televisão, uma estrutura centralizada, começou a ser exibida em 1963, mas a ARD não tinha concorrentes privados até 1984.

Quando as emissoras privadas foram licenciadas na Alemanha em meados da década de 1980, a ARD mudou a programação, transmitindo programas para o público em geral em canais nacionais e transferindo programas culturais e de informação para canais locais e de nicho.

Após a reunificação alemã

Após a reunificação alemã e o fechamento da Deutscher Fernsehfunk , duas novas emissoras regionais foram fundadas na Alemanha Oriental, que se tornaram membros da ARD em 1992: Mitteldeutscher Rundfunk (MDR, "Central German Radio") e Ostdeutscher Rundfunk Brandenburg (ORB, "East German Radio Brandenburg "). Enquanto o NDR expandiu a nordeste para cobrir o Mecklenburg-Vorpommern . O ORB, em seguida, fundiu-se com a estação de rádio de Berlim Ocidental , Sender Freies Berlin (SFB, "Radio Free Berlin") para formar o Rundfunk Berlin-Brandenburg (RBB, "Radio Berlin-Brandenburg").

Outra fusão ocorreu em 1998, quando o Süddeutscher Rundfunk (SDR, "South German Radio") e Südwestfunk (SWF, "Sudoeste Radio") deu à luz o Südwestrundfunk ( "Southwest Radio" SWR), em 1998.

Canais de televisão e colaborações

  • Das erste (ou Erstes Deutsches Fernsehen) - canal de entretenimento
  • Tagesschau24 - canal all-news
  • One - canal semi-generalista dedicado a filmes, séries, documentários, reportagens e esportes
  • Phoenix - o canal de eventos, comum a ARD e ZDF
  • FUNK - canal de juventude, comum a ARD e ZDF
  • Kika ou Kinderkanal - canal infantil, comum a ARD e ZDF
  • Art - canal temático para o conteúdo cultural em alemão e francês
  • 3sat - canal temático de conteúdo cultural da ARD, ZDF, ORF e SRG SSR .
  • Deutsche Welle - canal internacional todo-notícias em vários idiomas

Emissoras regionais

Ícone da lupa mgx2.svg O mesmo tópico em detalhes: Os emissores regionais públicos de radiodifusão da Alemanha .
As nove emissoras regionais da ARD

Bayerischer Rundfunk (BR)

O Bayerischer Rundfunk serve o conjunto da Baviera e baseia-se em Mónaco de Baviera .

Estações de radio

  • Bayern 1 - rádios para todos
  • Bayern 2 - rádio cultural
  • Bayern 3 - música pop e pop
  • BR-Klassik - música clássica
  • B5 aktuell - notícias de rádio a cada 15 minutos

Ele também transmitido apenas em streaming de ou DAB :

  • Bayern plus - música e serviços são voltados para mais maturao
  • Puls - rádio juventude
  • Bayern 2+ - corresponde em grande parte ao canal 2 Bayern
  • Aktuell B5 com cobertura adicional de eventos e eventos públicos - B5 mais
  • BR Verkehr - informações de trânsito

Hessischer Rundfunk (HR)

O Hessischer Rundfunk serve o ' Hesse .

Mitteldeutscher Rundfunk (MDR)

O Mitteldeutscher Rundfunk serve Saxony , Saxony-Anhalt e Turíngia .

Norddeutscher Rundfunk (NDR)

O Norddeutscher Rundfunk serve norte da Alemanha ( Hamburgo , Baixa Saxônia , Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental e Schleswig-Holstein ). Ele lida com a participação alemã no " Festival Eurovisão da Canção e produz o Tagesschau , a notícia de Das Erste.

Radio Bremen

Radio Bremen serve a área Bremen , que inclui as cidades de Bremen e Bremerhaven .

Rundfunk Berlin-Brandenburg (RBB)

O Rundfunk Berlin-Brandenburg serve as áreas de Berlim e Brandenburg .

Saarländischer Rundfunk (SR)

O Saarländischer Rundfunk serve Sarre .

Südwestrundfunk (SWR)

O Südwestrundfunk serve Baden-Württemberg e Renânia-Palatinado .

Westdeutscher Rundfunk Köln (WDR)

O Westdeutscher Rundfunk serve North Rhine-Westphalia .

Bibliografia

  • Petra Flaischlen, ARD Die - Aufgaben, Struktur, Organe, GRIN Verlag, 2007, ISBN 978-3-638-29326-6
  • editada por William Uricchio, Die Anfänge des Deutschen Fernsehens, Walter de GmbH, março 2015
  • Tina Zeise, Die Entstehung der ARD und Ihres Gemeinschaftsprogramms Erstes Deutsches Fernsehen, GRIN Verlag, março de 2006
  • Marius Herold, Integrationsfunktion Die-des öffentlich rechtlichen Fernsehens, GRIN Verlag GmbH, outubro 2012
  • Manfred Buchwald, Wilhelm von Sternburg, Tagesthema ARD: Erste der Streit hum das Programm, Fischer, Frankfurt am Main de 1995, ISBN 978-3-596-13026-9
  • Peter Franke, Lokales Fernsehen in Deutschland - Eine Domäne des Ostens? , GRIN Verlag GmbH, julho de 2009
  • Günter Herrmann, Fernsehen und Hörfunk in der Verfassung der Bundesrepublik Deutschland zugleich ein Beitrag zu weiteren allgemeinen verfassungsrechtlichen kommunikationsrechtlichen und Questões, Mohr Siebeck GmbH & Co. K, janeiro de 1975, ISBN 3166366725

Itens relacionados

Outros projetos

links externos

Controle de autoridade VIAF (EN) 159 257 629 · ISNI (EN) 0000 0001 2195 3271 · LCCN (EN) n80132267 · GND (DE) 2004143-3 · BNF (FR) cb123049770 (data) · BNE (ES) XX4995506 (data) · NLA (EN) 35007673 · WorldCat Identities (EN) LCCN-n80132267
Televisão Portal da televisão : acesse as entradas da Wikipedia que tratam da televisão